segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

UMA IMAGEM FALA MUITO, MAS A VERDADE FALA MAIS.

RECENTEMENTE o fotógrafo alemão, Kerstin Langenberger, fotografou um urso polar “extremamente magro” sob uma placa de gelo durante sua visita a uma ilha situada entre a Noruega e o Polo Norte. Segundo o mesmo fotógrafo, as condições do animal se deve às mudanças climáticas.
O que este cidadão da Alemanha talvez não saiba é que a realidade dos ursos naquela região do Mar Ártico onde a fotografia foi tirada não se limita a uma única imagem e as aparências daquele momento. Pesquisas publicadas em 2001 pelo Grupo Especializado em Urso Polares da Wolrd Conservation Union destaca que regionalmente ocorre aumento da população desses animais.
A pesquisa ocorrida engloba áreas como a da Baia de Baffin e Mar de Beaufort em latitudes entre 73º e 78º N, quadrante onde também se situa a Ilha de Svalbard - onde se originou a foto do urso em péssimas condições.
Os números levantados indicam que das vinte e duas subpopulações de ursos polares uma ou duas apresentavam diminuição na Baia de Baffin. Mais da metade permanecia estável e duas populações haviam aumentado nas proximidades do Mar de Beaufort. Também existem relatórios citando que a população de ursos aumentou nas últimas décadas - eram cinco mil nos anos 1960 e na década atual sua marca alcança vinte e cinco mil.
Fato curioso é que as duas populações que estavam em declínio vivem em zonas em que o frio aumentou ao longo dos últimos cinquenta anos, enquanto as outras duas populações de ursos que cresceram habitam zonas que estão se tornando quentes.
Estendendo-se até a Baía de Hudson (Canadá), a imprensa vinculada ao alarmismo publicou que a população dos ursos polares teria diminuído em 17% entre 1997 e 2004. Acontece que não foi colocado em evidência que estes animais eram apenas 500 em 1981, 1.200 em 1987 e 950 em 2004, portanto, os números não indicam declínio a partir de 1981 – forma correta de computar.
Outros dados omitidos são de que 300 a 500 ursos são abatidos anualmente por caçadores naquela região (Baias de Baffin/Hudson e Mar de Beaufort).
Finalmente, dois terços dos ursos polares do planeta encontram-se no Canadá Ártico, nação que mais se dedica aos estudos desses animais, e os números do governo daquele país indicavam que das 13 populações de ursos, 11 se encontram estáveis ou em crescimento.
Parece que somente algumas poucas subpopulações de ursos estão declinando, e tudo indica ser pelo excesso de frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário